CAMPANHA: #MinhaPseudoCiênciaFavorita


Frente ao crescente aumento na veiculação de notícias falsas ("fake news") e desinformação nas redes sociais e os veículos de mídia, vem ocorrendo também uma maior influência das pseudo-ciências, teorias ditas científicas que pregam alguma ideia que não é corroborada cientificamente. Ainda que isso seja um problema sério a ser discutido, não quer dizer que não possamos tirar um pouco de graça da situação, até porque de estranhas e engraçadas, todas têm um pouco! A equipe do Fronteiras da Ciência quer saber qual é/quais são as suas pseudo-ciência(s) preferida(s)! As melhores e mais engraçadas frases farão parte de uma campanha para divulgar o podcast .

Ouça a chamada:

Clique aqui e participe

O Brasil na era da Propulsão Iônica

O Brasil na era da Propulsão Iônica

Episódio 13 | temporada 7 | 30/05/2016



Da ficção à realidade: uma das primeiras referências a uma propulsão baseada em íons apareceu nos episódios hoje cinquentenários de Jornada nas Estrelas. O combustível é um gás nobre cujos elétrons são separados dos núcleos produzindo um plasma, e as partículas positivas são expelidas do motor por atração eletrostática, acelerando a nave de forma lenta mas contínua.

O princípio, usado em sondas interplanetárias como a Deep Space 1 e a New Horizons da NASA, também impulsionará as futuras missões brasileiras Aster e Mirax que já abordamos.

Jorge Quillfeldt (Biofísica-UFRGS) entrevista José Leonardo Ferreira do Instituto de Física da UnB, que desenvolve o protótipo brasileiro a ser testado em breve, outro desafiante projeto que deve alavancar a astronáutica brasileira internacionalmente.
Esta entrevista é parte da série gravada no 2o. simpósio COSPAR de Foz do Iguaçú, em novembro de 2015.

Ouça aqui:


Participações:


foto
José Leonardo Ferreira


Referências:


Ligações externas:


Outros programas:


foto
Missão Espacial Brasileira ASTER
foto
New Horizons e Plutão



Ajude na divulgação científica.
Curta e Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário